domingo, 15 de janeiro de 2012

Almanaque nº 09 celebra com flores o início de 2012

                                         
   I


   Salve 2012!!



Queridos leitores!


A palavra janeiro deriva de Jano (Januarius em latim) um deus romano com duas faces, uma espécie de porteiro celeste.  A palavra latina janua significa porta, então, janeiro representa justamente a entrada para um novo começo. É costume, sempre renovado, do nosso povo, esperar a chegada do ano novo vestindo roupas brancas para atrair energias positivas. É também costume pedir às entidades espirituais representantes  de cada crença, que, durante o ano que está chegando, todos os nossos sonhos e projetos se realizem.
Que assim seja!
Um beijo carinhoso,
Regina Sormani
....................................................................................

II

Saudades do velho cinema

                                                                      


Você gosta de cinema?
A história da minha família se mistura com a história do cinema na cidade de Agudos. Meu avô, pai da minha mãe, Fortunato Andreotti  foi o primeiro empresário cultural da cidade. Ele arrendou a sala de exibição que pertencia à senhora Carolina Rocha e para lá conduziu a banda Ítalo-Brasileira. Ora, uma banda dentro de um cinema? Sim, estou falando dos filmes mudos nos primórdios do cinema. Essa banda reunia integrantes das famílias dos imigrantes italianos. Dela, faziam parte: meu avô, meu pai, tios primos e amigos, todos músicos de primeira. Uma das funções da banda era acompanhar as cenas dos filmes mudos, interpretar com sons e melodia as cenas que se passavam na tela: paixão, medo, euforia, drama, tristeza, alegria. Tudo isso me foi contado pela minha mãe, que acompanhou o passo a passo da história do cinema em Agudos. Lá, na terrinha querida, nos bons e velhos tempos, juntamente com os bailinhos e as  rodas de violão,  curtíamos muito  o Cine Teatro São Paulo. Durante minha infância e juventude a empresa cinematográfica Zonta possuía os direitos de exibição dos filmes.  Crianças, jovens e adultos, podiam, caso desejassem, ir ao cinema,  todas as noite, de terça à domingo. Às segundas, quando o filme de domingo era reprisado, a sala  ficava praticamente vazia.. O preço do ingresso, muito convidativo, começava com zero, custava apenas alguns centavos. Lembro-me da noite de inauguração da nova sala e do filme de Disney, em cores que foi exibido. Um sucesso! O cinema ficava ao lado do Agudos Tênis Club e de frente para a praça da cidade, onde, à noite, as meninas faziam o footing (do inglês: passear).  A maior bilheteria alcançada pelo nosso cinema foi na época do lançamento do “O CORINTHIANO”, produção de Mazzaropi. A fila para comprar ingressos dobrou o quarteirão do cinema e o filme foi reprisado três vezes, para glória dos pipoqueiros e das sorveterias da praça. As garotas do meu tempo suspiraram e se apaixonaram pelo ator-galã que interpretava o marido de Sissi, a Imperatriz, filme estrelado pela  graciosa atriz Romy Schneider. As matinês dominicais ficavam lotadas, pois  os meninos iam lá torcer pelo Tarzan e pelo  Zorro. Claro que o Bem triunfava sempre. E a torcida era enorme. Aos gritos, a gurizada aplaudia os heróis e vaiava os bandidos. Quando acontecia da bagunça ficar insuportável, lá vinha o “lanterninha” para iluminar a cara dos mais assanhados. Era uma diversão à parte!  Gosto de entrar no cinema para assistir a um bom filme, em boa companhia e, de preferência saboreando deliciosas pipocas. E você?

Regina Sormani
.......................................................................
III

Trovadores.com
                                                            
                                                
Neste mês de janeiro de 2012, a palavra escolhida foi PAZ



 PAZ amor e alegria!
 Desejos da humanidade.
 Praticar a cada dia,
 Buscando a felicidade.

Regina Sormani


Não é escondida na fronha,
Nem no estalar dos dedos.
A PAZ com que o homem sonha,
Mora no fim dos seus medos.

Angela Leite de Souza
   


Quando entre os homens há PAZ,
Há também felicidade.
Mas, o que o homem mais faz,
É cultivar a maldade.

Mariluiza Campos




 Queria viver a Paz,
 Mas o mundo é tão confuso...
 Do que o homem é capaz!
 –Tem talento e faz mau uso.

Nilza Azzi




QUEM TEM PAZ NO CORAÇÃO
VIVE A VIDA BEM FELIZ
TEM SONHOS, TEM EMOÇÃO
É DO AMOR UM APRENDIZ!

Nilza Sormani





Mesmo que o mundo moderno
Diga: “Tu não és capaz”,
Jamais risques do caderno
A santa palavra Paz.

Marco Haurélio






Linda jovem Esperança.
Encontrou belo rapaz.
Celebraram: Confiança,
Harmonia e muita PAZ.

Antonio Nunes

....................................................................................


IV


Um barato...

Por Antonio Nunes (Tonton)

Eles estavam que estavam... Hormônios em ebulição. Plena noite de sábado. O desejo à flor da pele... Como os pais dela não davam sopa — e nessa idade não se pode dar sopa mesmo, não é verdade? —, os dois adolescentes decidiram ir para o único lugar cabível por aquelas horas. Chegaram ao shopping e foram direto para a bilheteria do cinema. Até que a fila não estava das maiores... “Ainda bem!” — devem ter pensado eles... Bom, se entretiveram com alguns beijinhos enquanto a fila andava.
— Qual o filme e a sessão? — perguntou a moça da bilheteria.
— Qual o filme e a sessão? — voltou a insistir, agora já não tão cordial quanto antes.
— O da sessão mais próxima, o que começar primeiro! — respondeu ele, como se buscasse a confirmação dela, ao que foi aprovado com um balançar de cabeça.
Bilhetes em mãos, lá foram eles para mais uma fila. Bom, pelo menos tinham tempo para mais alguns beijinhos. E quem nunca trocou beijinhos no cinema enquanto as pipocas estouravam?
Bom, bilhetes em mãos, pipocas em outras, lá foram eles para a sala de exibição, bem para o fundo, para a última fileira de assentos, para que pudessem namorar sossegados, é claro.
Aí, sabe como é, né?, o filme que rola, o rolo no filme, rola daqui, rola de lá, vai dando aquele barato... e a coisa vai rolando... e o filme vai passando sem ser visto. Quem se importa com isso nessa idade? Cinema é lugar para namorar, não é para assistir filme! Estou errado? Se eles estivessem a fim mesmo de ver um bom filme — cuja definição, para eles, não sei se se alinha com a sua ou com a minha —, eles teriam locado um DVD. Não é verdade?!?
Namoro de adolescência é um barato, não é mesmo? Boas lembranças... Não sei se vocês as têm, mas as minhas, nem conto... Põe barato nisso! No escurinho do cinema, tudo pode acontecer!
Aí, de repente, mais que de repente, a namoradinha solta um grito horrorizada! Como se não estivesse acreditando no que estava acontecendo. Logo de imediato, uma outra menina, bem à frente dela, também dá um enorme grito quando sente o líquido escorrer-lhe pelo pescoço, atingindo-lhe bem por trás da nuca. “Meu Deus, o que será do meu cabelo?” — deve ter pensado ela, poucas horas depois de ter gasto quase todo o dia no salão de beleza. Afinal, era sábado.
Com os gritos, formou-se um escândalo, e a sessão foi interrompida. Acenderam-se as luzes. Todo mundo queria saber do ocorrido! E todo mundo olhava para trás, para as últimas fileiras, onde estavam as duas escandalosas que, juntas, iniciaram tudo e agora, constrangidas, tentavam acalmar-se do susto.
O namorado da primeira tentava achar a barata que pousara no ombro de sua namorada, enquanto o da outra tentava, com lencinhos de papel, enxugar-lhe os cabelos, infelizmente sem qualquer forma e encharcados, ensopados com o guaraná arremessado para o alto.
Pipoca e guaraná no cinema, uma combinação ótima, para baratas. Vocês sabem bem como é, né? Quase ninguém presta atenção pro final de filme e nem para a pipoca que acaba se esparramando pelo chão, o que é um prato cheio para as baratas. Aí, como tem comida de sobra, elas fazem a festa, elas se empanzinam. E têm que ser rápidas, têm que comer o quanto puderem enquanto o pessoal da limpeza não faz a faxina básica para iniciar a próxima sessão. Só que existem aqueles cinemas em que a limpeza entre sessões consecutivas não é lá essas coisas...
Aí, além da festa, tem sexo à vontade. Claro, de barriga cheia, o que mais elas têm a fazer? Se reproduzirem... E se reproduzem numa velocidade estupenda... Vida de barata se resume a isto: ou estão comendo ou fazendo sexo! Vocês conhecem algumas pessoas exatamente assim? Bom, é melhor deixar pra lá...
Se, naquele momento, a coitada daquela barata estivesse com o barato dela, nada disso teria acontecido. Mas, será que ela é uma barata amada? Será que ela já encontrou o seu barato-metade? Acho que não! Vamos colocar a campanha na rua e providenciar um barato para a barata!
Ah, pode não?!? Foi, me disseram... Eu que esqueci...
Ah, antes que me esqueça. Sabem por que a pipoca e o guaraná no cinema são tão absurdamente caros? Ainda não te explicaram? É porque, com tantas pipocas no chão, as salas têm de ser dedetizadas todos os dias... Eu acho que isso é quase um crime ambiental, mas deixa pra lá... Tenho mais o que fazer, vou comer as minhas pipocas que acabaram de estourar...
........................................................................

V
Destaque de janeiro 2012

Ilustrador Alexandre Siqueira
                                                                


É com imensa satisfação que apresento aqui no Almanaque o grande amigo e ilustrador talentoso, Alexandre Siqueira, que chamamos carinhosamente de Sika.
Parabéns Sika!!







Desde já, agradeço a grande amiga Regina Sormani pelo convite para participar do Almanaque de Janeiro/2012.
Aproveito a oportunidade para trazer junto comigo esta bela escritora Odyla Paiva, muito amiga, e que, juntos, temos algumas parcerias e títulos publicados; creio que muitos já sabem que sou ilustrador e caricaturista, paulistano do bairro da Vila Mariana/São Paulo-SP. No momento, resido na cidade de Votuporanga/SP, trabalho em meu próprio estúdio atendendo diversos segmentos, sejam eles: empresariais, editorais, publicitários, particulares e também colaboro com o jornal Folha de São Paulo e a Editora Moderna.

(Ilustra da capa)

Odyla Paiva me deu o privilégio de ilustrar algumas de suas obras e um dos últimos trabalhos realizados foi a capa do Livro de contos “Do Rio de Janeiro a Paris”, que será lançando agora em Fevereiro de 2012 pela Editora AllPrint.

(Ilustra da marca-página)

Também, em breve, teremos a obra infantil “A Borboleta Lelê”, e um outro que já está pronto só que é “segredo de estado” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... Futuramente, falaremos e tendo espaço, será publicado.. Já saiu do forno!!! (risos) Querem saber? Eu apresentei a autora, agora é com vocês!!! (risos).

(Ilustra da Capa – Borboleta Lelê) 

“A história infantil, para ser escrita, requer uma parcela imensa de desprendimento de tudo que é lógico e comum. É também preciso que a sua criança interior tenha espaço suficiente para sonhar, sonhar muito!
Esses? São os únicos caminhos que consigo seguir ao escrever as histórias infantis para que, ao fim da estrada, possa celebrar o encontro maravilhoso com as crianças que habitam em todo ser humano.” (Odyla Paiva)

Um outro projeto que estou realizando é totalmente aquarelado (machas), a obra é da escritora Sandra Poppof, com o título “A Grande Sinfonia do Pequeno Pardal”, infantil, didático e vem com uma linda história de união, superação e de nunca desistir de seus objetivos, de seus ideais!!! Querem saber??? (risos) Aguardem, este ainda está no forno, só temos algumas ilustrações prontas e será publicado pela Editora Balonito na direção de Dimitri Poppof.
Só uma pitadinha: segue o layout da capa.

(layout-pardal)

Agora, projetos próprios tenho muitos, só precisa tirar da gaveta!!! E quem se prontificar com $$$ eu agradeço (risos) kkkkkkkkkkkkkkkkk...

Mais uma vez agradeço e coloco-me à disposição.
Um grande abraço a todos!
Mais uma vez, obrigado Regina Sormani e Odyla Paiva

Que Deus as abençoe...

Siqueira
..............................................................................

VI

Férias na praia




Sol. mar, areia, belas paisagens, eis aí o sonho dourado do verão. Férias na praia, uma preferência nacional. O brasileiro não pode se queixar, a natureza é pródiga e linda neste país abençoado por Deus Para que as férias na praia sejam perfeitas e agradáveis é só tomar alguns cuidados básicos como: evitar os horários de sol muito intenso, proteger a pele e os olhos, hidratar-se ingerindo muita água pura ou de coco. Atenção especial para com as crianças, nunca deixá-las sós e sempre renovar o protetor solar. Atenção também aos avisos de PERIGO e às advertências dos guarda-vidas. Cuidados tomados, agora é aproveitar e aproveitar muuuuito mesmo!
Boas férias pessoal!










......................................................................................

VII

Poesia  - Viva a Pipa!


Quanta pipa lá no ceu!
Toda criança quer ter
Sua pipa de papel.

Voa, pipa transparente,
Ágil, bela, graciosa!
Azul, branca,verde, rosa...
Foge dos olhos da gente.

Voa, lá longe, no alto,
Alegra as nossas crianças,
As do campo, as do asfalto.

A poesia Viva a Pipa faz parte do livro Rebenta Pipoca, de autoria de Regina Sormani. Ilustrações em aquarela de Gilberto Marchi.
........................................................................

VIII

Vitrine Virtual

Abertura do livro Crônicas 1 de Odyla Paiva



                            


E no dia que mais preciso escrever não vem absolutamente nada à memória.
Tento lembrar alguma coisa interessante ou que possa se transformar em algo divertido...
NADA.
Parece que a mente apaga tudo que poderia ser escrito.
É o branco total.
A ausência total.
Difícil e desagradável.
Tenho sempre tantas coisas a rodopiar em minha mente... e em determinados momentos ela fica completamente vazia.
A sensação é de caçar papel picado ao vento.
Nada faz sentido, nada me parece interessante, nada tem, sequer, uma pitadinha de graça...
Onde estão as histórias que guardei para serem contadas mais tarde?
Onde estão essas pessoas que fizeram parte dessas histórias se nem mesmo delas consigo lembrar?
Será o calor?
Morar em país tropical às vezes nos faz perder completamente a noção de direção!!!
É tanto calor que você nem sabe se o norte é para cima ou para baixo.
Bom, agora já estamos falando de Linha do Equador, mas temos uma vantagem:
há muito foi dito que não existe pecado do lado de baixo do Equador e isso já nos favorece bastante!
Se não existe pecado, não existe culpa e esse é o grande ideal da cultura judaico-cristã!
Mas vamos adiante.
Continuo com a mente vazia e sem nada que possa ser passado para o papel.
Ô diazinho difícil esse!!!
Ih! Parece que vem alguma coisa...
Que pena!
Me passa, nesse momento, um filme com um punhado de coisas que eu não devo escrever porque certamente me darão muita dor de cabeça.
Mas que são bastante engraçadas, ah! Isso são!
A verdade é que as pessoas envolvidas não teriam o menor prazer de que essas histórias fossem de conhecimento público, portanto não poderei contar a vocês essas preciosidades.
Quem sabe um dia, quando os protagonistas derem o seu ok?
Bom, tentei o que pude e como não apareceu nada de interessante, vou terminando aqui e notando que, ao falar de coisa alguma, consegui preencher algumas linhas, o que me faz pensar que quando não se tem nada a dizer...
Fala-se bastante!!!


O livro foi publicado pela
CBJE - Câmara Brasileira de Jovens Escritores
1ª Edição  -  Janeiro 2011
 .................................................................................

IX


Aniversário de São Paulo

Dia 25 de janeiro Sampa completa 458 anos.
Parabéns cidade querida!!
Um beijo no seu coração.

Museu de Arte de São Paulo - MASP -


Nenhum comentário:

Postar um comentário