I - O cheirinho do quentão e da pipoca -
Rico em datas comemorativas, o mês de junho é um dos mais apreciados pelas crianças que curtem as festas juninas e pelos namorados que, nesse mês festejam o Dia dos Namorados (12) e Dia de Santo Antônio (13) conhecido como santo casamenteiro. Lembro-me, com muita alegria, das quermesses montadas anos atrás, na praça da Igreja de Santo Antônio, na minha querida Agudos, pequenina cidade do interior do estado.
Ah! o cheiro do quentão! Era irresistível aquele aroma que vinha das barraquinhas montadas ao redor da praça.Meu favorito sempre foi o quentão da Manuela, uma senhora muito simpática e querida pelos agudenses.O quentão, bebida forte, era preparado com gengibre, canela, cravo, aguardente e adoçado na medida certa. A quermesse de Santo Antônio, caprichosamente enfeitada com bandeirinhas coloridas atraía uma multidão de pessoas que se acotovelava para praticar a pescaria de brindes nas bacias, comer pipoca quentinha, amendoim torradinho, milho verde, doces caseiros e várias outras delícias. Muitas pessoas iam à quermesse para apreciar os meninos subindo no pau de sebo, um tronco reto e liso, untado com banha. No topo, ficava a cobiçada prenda: alguns tostões. E quem conseguia apanhá-los virava herói, sendo aplaudido pelo público.
Era também muito divertido receber os correio- elegantes, mensagens amorosas enviadas por admiradores secretos. Recebi muitos, graças a Santo Antônio! Impossível não recordar os festejos de São João, dia 24 de junho e São Pedro, dia 29. Salve, junho! Mês da tradicional quadrilha, dos casamentos caipiras, mês da devoção aos santos, enfim, mês das festas do povo.
Regina Sormani
.............................................................
II - Trovadores.com
Palavras do mês: QUENTÃO, FESTA e PIPOCA
Festa junina, moçada!
Pipoca, doces, quentão...
Alegria abençoada!
Só não pode soltar balão.
Nilza Sormani
Aqui, na minha cidade
Dou festas para São João
Sirvo pipoca, à vontade
Sem esquecer do quentão
Maria Bergallo
"Junho é quando rola a festa
Para louvar São João
E quem pipoca detesta
Pode curtir um quentão"
Laura Bergallo
Festa, pipoca e quentão,
tudo junto e misturado,
as noites juninas são
de alegria, em céu estrelado.
Nilza Azzi
Pipoca doce ou salgada!
Quentão forte, sim senhor!
A festa, tão esperada...
É São João, no interior.
Regina Sormani
.........................................
Arte em aquarela de Gilberto Marchi para o livro Rebenta Pipoca de poesias infantis da autora Regina Sormani.
...........................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário