domingo, 16 de fevereiro de 2014

Almanaque de fevereiro de 2014 - nº 34 - 3ª edição -






(Arte de Gilberto Marchi, feita com lápis Supracolor, especialmente para o Almanaque de fevereiro de 2014)




 I  - TÁ CHEGANDO O CARNAVAL!!!!!

Há tempos, pesquisadores tentam  encontrar a origem do CARNAVAL, dentro e fora do Brasil. Alguns estudiosos relacionam o começo das festas carnavalescas com os  cultos feitos pelos povos antigos para agradecer e louvar uma boa colheita agrícola, em alguma região do planeta.. Na verdade, não se sabe, exatamente, qual foi a verdadeira origem do CARNAVAL, porém, a música, a dança, os festejos,  e a celebração, sempre estiveram presentes na vida e na evolução dos homens. Outras pesquisas indicam que a palavra  CARNAVAL seria palavra derivada do latim "carnen levare", modificada depois para "carne, vale!" que significa adeus, carne!, Essa expressão teve origem entre os séculos XI e XII e designava a quarta-feira de cinzas como data da supressão da carne devido à Quaresma. . Era, pois, a manifestação de alegria pelo fato do povo poder comer carne até a quarta-feira de cinzas. Durante a quaresma, período de quarenta dias após o carnaval, a Igreja proibia o  consumo da carne como pagamento da penitência dos cristãos. No Brasil, inúmeras são as variações do CARNAVAL. Nos dias de hoje prevalecem os desfiles suntuosos das ESCOLAS DE SAMBA , seus enredos comemorativos e maravilhosos carros alegóricos  que, durante os dias de folia, se exibem pelas avenidas do país. Eu, que faço parte da VELHA GUARDA, sempre guardarei na memoria afetiva, as antigas e mais tradicionais manifestações carnavalescas como: os corsos, as batalhas de confete e serpentina, os blocos de rua, os bailes, os desfiles de fantasia  que reuniam famílias nos salões  dos clubes das pequenas e grandes cidades do Brasil.


BOM CARNAVAL, BOA FOLIA pra todos! 

Bjs da Regina Sormani




.....................................................................................................


II- Trovadores.com

A palavra de fevereiro é VERÃO




"Todo mundo reconhece
No Rio é sempre verão.
Mas tem gente que se esquece
E não aguenta o calorão"

Laura Bergallo






Os que viverem verão
mais mudanças no ambiente,
a exemplo deste Verão,
escaldante, incandescente.

Nilza Azzi





Minha mãe diz que o sol nasce
Lá pras bandas do Japão,
Mas, brilha mais sua face
Nos três meses do verão.

Marco Haurélio






O verão está terrível,
Não sei se vou aguentar!
O calor é irascível,
Chegando a atormentar!

Nilza Sormani





Outono, após o Verão.
Primavera, após o Inverno.
E, assim, a cada estação...
Renova-se um ciclo eterno.

Regina Sormani






Nesse dia ensolarado,
Lembro de um certo verão.
Ele, muito apaixonado,
Pedindo aos meus minha mão.

Maria Bergallo

.........................................................................

III - Que tal seguir este exemplo?


Esta matéria foi retirada do BLOG DO GALENO, de Galeno Amorim, de fevereiro de 2014.  Achei muito oportuna. Mais ação e menos falação!!!!!



A iniciativa do dono de uma mercearia, no bairro Cajuru, em Curitiba, está atraindo a atenção dos moradores da região. Além de incentivar a leitura disponibilizando diversos livros sem a exigência de nenhum documento, o estabelecimento também oferece uma sombra para quem deseja se refrescar na companhia de uma boa história.

Desde que abriu o Empório Comércio dos Alimentos, Carlos Martins Gaspar, decidiu aproveitar o comércio e dedicar um espaço para dividir seus livros. “Sempre tive a vontade de poder contribuir com as pessoas que buscam a educação. Como nesses bairros mais longes existe uma carência de lugares que oferecem livros, as pessoas aproveitam principalmente pela facilidade”, conta Gaspar. Segundo ele, a cobrança de documentos ou multas para devoluções atrasadas acabam afastando muitas pessoas de emprestar um livro.

O comerciante explica que para emprestar um livro é muito simples: “Basta querer ler”. Ele coloca alguns títulos esparramados sobre a mesa da mercearia no inicio do dia e quem passa por ali pode pegar. “A única coisa que peço é que depois eles deixem um outro, para que outra pessoa também possa ter a oportunidade de ler. Mas não é uma exigência, ajuda quem pode”, diz. Os dias em que os livros de Gaspar mais atraem leitores são nos finais de semana. “Tem uma feirinha todo sábado e domingo aqui na rua. Nesses dias a caixa de livros fica quase vazia”, conta.

Para quem mora na região, a novidade foi muito bem vinda. “Há um tempo havia reparado que meu filho estava aparecendo em casa com muitos livros e nunca devolvia. Resolvi cobrar, então ele me explicou que era do rapaz da mercearia e não tinha prazo para devolução”, conta o professor Eyrimar Bortot. Quando o professor foi tirar a limpo a história, ele mesmo passou a emprestar também os livros da venda de Gaspar.

“Já conhecia esse trabalho do Carlos, porque antes ele tinha uma loja lá na Vila União, pertinho do colégio onde trabalho. Quando descobri que ele mudou para o Cajuru passei a frequentar a mercearia toda semana. Quando não saio de lá com um pão fresquinho, volto com um livro debaixo do braço”, diz Bortot. Entre os mais de cem títulos disponíveis na biblioteca do Gaspar, os moradores podem encontrar histórias para todos os gostos. “O bom é que ele tem livros de qualidade mesmo. Muitos títulos que estão ali até são cobrados em vestibular”, afirma.

A mercearia que empresta livros fica na Rua Luiz França, esquina com a Rua Niterói, no Cajuru, ao lado do Colégio Elza Lerner.



............................................



IV - Boa notícia para os ilustradores



No dia 5 de fevereiro, a Galeria Ornitorrinco, situada na av. Pompéia, a primeira galeria exclusivamente dedicada à ilustração no Brasil, recebeu para noite de autógrafos, às 19 hs, a Editora Reference Press, com o lançamento do livro “Sex & Crime” Volume 2, do ilustrador José Luiz Benício. 
Depois do bem sucedido Volume 1, o segundo volume de "Sex & Crime" é uma imperdível continuação das maravilhosas pin-ups eternizadas pelo traço brilhante de Benício, produzidas em sua maioria para as capas de livros de bolso da antiga Editora Monterrey, trazendo-as em impressão primorosa.
Foi uma noite bem agradável e animada, com a presença de muitos colegas ilustradores que vieram prestigiar o sempre alegre e simpático Benício.


Gilberto Marchi






Gilberto Marchi e José Luiz Benício

Nenhum comentário:

Postar um comentário