segunda-feira, 16 de abril de 2012

Almanaque Primavera em Sampa de abril de 2012 - nº12

I

Primeiro grande evento de Literatura do Alto Tietê


Queridos leitores do Almanaque

Estivemos, Marciano Vasques e eu, dia 14 de abril, sábado, no Salão Internacional do livro de Suzano O evento, que tem mais de 60 estandes, está reunindo autores, editores, espaços temáticos e oferece programação especial com música, atividades lúdicas e debates, vai de 13 a 20 de abril de 2012.
O Salão do Internacional do Livro  acontece em Suzano, no Parque Municipal Max Feffer, de segunda a sexta das 9 às 22 hs e finais de semana das 10 às 22 hs.
Os autores homenageados são: Paulo Freire e Carolina de Jesus





Regina e Marciano no estande Cortez


Estande Paulinas
Simone Mateus - Giz Editorial
.......................................................................
II
A palavra escolhida para a trova de abril foi: RENOVAÇÂO


Trovadores.com está recebendo uma nova trovadora: Fabia Terni





Cresci num jardim cor de maravilha, roxo, rosa, e vermelho, de tantas azaleias que ali havia, enquanto minha mãe costurava e contava histórias de reinos encantados com fadas e príncipes. No entanto, eu preferia subir numa figueira majestosa com meu lanchinho, segura de estar na floresta amazônica, de onde imaginava sinalizar para os indígenas. Depois de uma licenciatura em Ciências Sociais na USP, mudamos para os EE.UU onde fiz um mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação em Boston, MA. Dirigi algumas bibliotecas empresariais, fui responsável pela criação de outras lá e aqui em S.P. até que um dia fui parar numa biblioteca infanto-juvenil. Aí, floresceu o amor a este tipo de literatura que pouco conhecia, pois sobrava pouco tempo para a leitura entre uma cavalgada e outra pelo Amazonas... 

A especialização em literatura infanto - juvenil com a Doutora Nelly Novaes Coelho na USP contribuiu de forma decisiva para a escolha de um novo caminho. Hoje, com 9 livros publicados (3 dos quais no catálogo da Feira de Bologna) 55.000 adquiridos pelo PNBE, e outros 6.500 pela FDE e o Programa Minha Casa, Minha Escola, sentimos que estamos começando a fazer uma pequena diferença. Magia Atlântica, uma de nossas poesias, premiada no concurso Raízes de Genebra em 2009 foi publicada pela Revista Vila Cultural em julho último, e ilustrada por Levi Olivares. 

Em nosso site www.fabiaterni.com.br encontram-se todos os títulos infanto-juvenís e os de poesia infantil e adulta, com seus devidos editores. 

Contribuímos para os blogs da Regina Sormani : http//vivaolivroinfantil.blogspot.com 

http://almanaqueprimaveraemsampa.blogspot.com e também para : 
http//aeilijpaulista.blogspot.com 
email  para contato: atlântica@ajato.com.br

A tal da acomodação,
É não sair à procura.
Melhor é a renovação.
Criando nova abertura

Fabia Terni




Tempo e espaço são tenazes
e atuam firmes na Terra,
mas a vida segue em fases:
– renovação ela encerra!

Nilza Azzi





O que é renovação?
Compromisso...atitude...
Agir com o coração.
Viver com muita saúde

Regina Sormani





Páscoa é renovação.
É como água que corre.
Como o amor que é eterno.
E a alma que nunca morre.

Nilza Sormani






Folhas caem pelo chão.
-É outono novamente.
Tempo de renovação?
-Falta inspiração somente...

Angela Leite







Quando vê seu coração
Que alguma coisa falhou,
Tem que haver renovação.
Ou, o amor se acabou.



Maria Luiza Campos

................................................................................... 


III 


Destaque do mês de abril

É com imensa alegria que o Almanaque homenageia a talentosa escritora Telma Guimarães. Parabéns, querida amiga e muito, muito sucesso na sua caminhada.

Um beijo,

Regina Sormani








Telma Guimarães é natural de Marília, São Paulo.
Ela reside em Campinas desde 1979. Formada em Letras Vernáculas e Inglês, pela UNESP, foi professora efetiva de Inglês na rede Estadual de Ensino durante muitos anos. Publicou o primeiro livro, “Cara de Pai”, pelas Edições Loyola, em 1987. Em 1988, recebeu da APCA o título de melhor autora pelo livro “Mago Bitu Fadolento”, também das Edições Loyola. Já publicou mais de cento e sessenta livros infantis, juvenis, em Português, Inglês e Espanhol. É autora de dicionário bilíngue e de livros didáticos, Telma costuma dizer que sua carreira começou com as histórias que inventava à noite para os filhos. Em vez de dormir, tudo era bagunça, perguntas, mais histórias. Para não esquecer daquilo que inventava, Telma passou a anotar tudo em um grosso caderno. Passa a limpo daqui e dali, as histórias iam melhorando, ficando mais divertidas. Iam até ganhando um ou outro desenho. Dos cadernos passados a limpo, pularam para a máquina de escrever. Só então, para as editoras que, no começo, devolviam tudo. Grandes páginas de coragem, até que depois de quatro anos, o primeiro livro, o segundo e o terceiro. Telma não parou mais desde então. E se arma de sonhos, fantasia e muita coragem todos os dias, pois é assim que vive um escritor.
Alguns de seus livros juvenis: Rita está crescendo, O diário (nem sempre) secreto de Pedro, O caderno de perguntas de Rebeca, Toninho, Redações Perigosas, Mistério no sebo de livros, todos da Atual Editora; coleção infantil “É hoje! Hoje é”, de datas comemorativas, Atual Editora; Romeu@julieta.com.br, “Querido Deus”, “Obrigado, querido Deus”, “A porta do meu coração”, Editora Saraiva; a coleção “Para aquecer o coração”, Formato Editorial; a coleção infantil “Coisas de criança”, Editora do Brasil; coleção infantil “Compartilhar, um caminho para a inclusão”, Editora do Brasil, coleção”bi-clássicos infantil”, Editora do Brasil, coleção “bi-clássicos juvenil”, Editora do Brasil, “O enigma da cidade perdida”, co-autoria com Celso Antunes, Editora do Brasil, coleção “Que animal”, Editora do Brasil; “Infância roubada”, juvenil, FTD, “Meu avô & eu”, FTD, “Um amor em Paris”, Quinteto Editorial, “Segredos de agenda”, Quinteto Editorial, “Quem vai pra cozinha?”, FTD; “Uns três”, infantil, Melhoramentos; “Bichodário”, Numeródromo”, “Musicarium”, “Similng”, todos infantis, Larousse do Brasil; “Não acredito em Branco”, co-autoria com Celso Antunes, “Viver um grande amor”, juvenis, pela Scipione, “Robin Hood”, “Hamlet”, “Sonho de uma noite de verão”, “O corcunda de Notre Dame”, “Os três Mosqueteiros”, “O cão dos Baskervilles”, “O homem da máscara de ferro”,“Tristão e Isolda”, Editora Scipione, entre outros.
De manhã, Telma caminha por entre bosques verdadeiros e imaginários, avista teias enormes, aranhas fiandeiras, gaviões, pica-paus de topetes vermelhos, galinhas d’angola, perus, galos barulhentos. Quando começa a escrever, de volta ao trabalho, vai colocando tudo o que viu...E o que não viu, segue inventando, criando, sonhando...Pois é assim, de coisas reais e imaginárias que vive um escritor!

Telma Guimarães

www.telma.com.br

www.telma.com.br/blog

........................................................................................

IV
Arte

Hernâni Donato e Francisco Marins


Esta tela a óleo de Gilberto Marchi, nas medidas 100cm x 70cm, apresenta dois grandes escritores com uma  amizade de mais de 80 anos. Francisco Marins encomendou a obra para fazer uma surpresa para seu grande amigo. Utilizou como base para o trabalho uma foto tirada num clube, onde os dois estavam sentados em cadeiras de plástico azul. A iluminação ambiente era bem diferente e não havia a biblioteca atrás dos dois. O ambiente é semelhante ao da biblioteca da Academia Paulista de Letras. Não foi fácil compor esta obra, mas, o resultado foi bem acolhido.
..........................................................................................

Pecezinho

O AGIOTA
(Tira inédita)